ESTRATÉGIA DE MARCA

Estratégia de marca:
como o direcionamento vai te fazer chegar mais longe
Na era da internet, tudo parece realizado para ser consumido cada vez mais rápido que já não considero que seguimos consumindo informações, imagens e vídeos, mas simplesmente os tragamos. Entre uma piscadela ou outra, somos bombardeados de conteúdos densos a propagandas de todos os tipos, todos os dias, e um ponto importante que quero trazer para que reflita comigo é: o seu cliente ideal também está nessa montoeira de informações assim como você.
Como empreendedores, tentamos manter a roda girando principalmente em início de jornada. Nos falta tempo, recursos e até mesmo um direcionamento que nos coloque no caminho certo. São tantos os braços que precisamos ganhar, são tantas as tarefas que perdemos as contas.
Estamos tão ocupadas que temos a impressão de que se o dia tivesse 30 horas, precisaríamos passar todas elas trabalhando. E o segundo ponto é: Porque não delegar aos especialistas, processos que podem acelerar o desenvolvimento e o crescimento do negócio? É mesmo necessário lidar com toda a estratégia, a logística, o operacional, o financeiro, os processos internos, tudo sozinhes?
Quando sentimos medo de delegar e centralizamos por necessidade ou por apego todas as funções da firma, por mais tempo nos rodeiará a sensação de que estamos tão aquém, tão atrás em tantas camadas, que pensar em desistir parece sedutor demais. Compreendo as suas dores e te trago um lembrete: não precisa ser assim.
Os desafios cada vez maiores fazem parte da jornada empreendedora, inclusive, para aprender por exemplo, a lidar com novas tecnologias como a chegada da Inteligência Artificial em nossas vidas, não apenas para aprimorar processos de criação dentro dos nossos negócios, mas nos abrir os olhos sobre as possíveis automatizações profissionais que virão com mais força daqui pra frente.
A incerteza, insegurança e instabilidade de quem inicia um negócio próprio nos leva muitas vezes a questionarmos nossa presença, frequência e consistência no digital, a capacidade de atrair novos clientes, de fechar favoravelmente uma negociação.
E aí fulaninho de não sei onde te convence sobre “a melhor alternativa”: publicar 2 posts + 1 reels por semana no Instagram. Se você está aqui neste momento do seu negócio, peço por gentileza, que segure a seguinte marimba comigo:
Sem posicionamento, sem um público definido e sem uma promessa de transformação clara, seus posts se tornarão vazios ao longo do tempo. Faltará a costura necessária entre áreas cruciais do negócio que alinharão a comunicação com quem de fato precisa recebê-la.
Sinto lhe dizer, pessoa querida, mas esse é o panorama que você terá. Como diz a Estrategista de Marca e Publicitária, Brenda Scalco, “você só se destaca quando assume uma posição clara no mercado”. Isso tem tudo a ver com um conhecimento detalhado sobre esses queridos os 3P’s que mencionei dentro da realidade do seu negócio:
Público + Posicionamento + Promessa = Preço.
Quanto mais consciência dos 3P’s, mais ESTRATÉGICA será sua comunicação. Mas calma. Respira e exala em 4 tempos e segue comigo.
Nem enquanto estudava sobre branding na reta final da universidade (pasme!) falavam de fato sobre a importância dos recursos e ferramentas essenciais para fazer conexões reais no mercado de trabalho. Portanto, não se sinta completamente despreparada para lidar com os desafios de empreender, mas compreenda que em meio ao caos de informação, conteúdo e automação, a clareza sobre o que você oferece e pra quem já vai fazer muita diferença. Vai te posicionar de verdade!
Com este cenário e a experiência prática como empreendedora lidando com diversas experiências de mercado há 6 anos no Sobrenatureba, pensei: como seria o cenário para uma empreendedora em início de jornada, ter em mãos todas as diretrizes que só uma Estratégia de Marca Completa pode oferecer?
DO NEGÓCIO À COMUNICAÇÃO:
Um guia prático e valioso a longo prazo
A Estratégia de Marca oferecida pelo Studio, não se resume a criação de 1 ou 3 posts semanais para publicação nas redes. Talvez já tenha compreendido o que quis dizer até aqui.
O que é possível ofertar como Estratégia de Marca é a elaboração de um guia robusto, com informações essenciais e completamente integradas a todas as áreas do negócio.
Em processo colaborativo, através de reuniões online, estruturamos a Estratégia de Marca Completa através do Método 4 E’s: uma solução 360 que irá do Negócio à Comunicação, conectando áreas essenciais do empreendimento.
Como? Vem comigo que te explico o passo a passo.

MÉTODO 4 E’S
Estratégia de Negócio
Iniciamos este processo te localizando no mercado, analisando a concorrência, definindo onde você está e com quem quer falar.
Essência de Marca
Implantamos um DNA valoroso através de arquétipos, história de criação da marca e manifesto. Sério, essa etapa é emoção pura!
Expressão Visual & Verbal
Com as informações de negócio definidas, desenvolvemos o Manual da Marca e a Identidade Visual com aplicações de mockups dos principais materiais gráficos a serem utilizados na comunicação do negócio.
Estratégia de Comunicação
Definimos os rituais da marca, linha editorial, formatos e a estrutura de conteúdo que levará a mensagem ideal para a pessoa certa.
Com um direcionamento completo e acompanhamento durante todo o percurso, poderá caminhar sozinha com mais força ou chamar mais gente para fazer parte do seu sonho também, afinal, em companhia vamos com confiança e chegamos mais longe!
Embarcando nesta jornada, você não apenas começará com os dois pés no chão, mas terá autonomia para se sustentar sobre eles, deixando os posts e tentativas fragmentadas de conteúdo de lado para decidir de forma mais assertiva, como gerenciar sua marca a longo prazo.